É fundamental ressaltar, uma das principais questões que os dentistas possuem está relacionada a obtenção de um CNPJ para atuarem oficialmente como uma empresa. Seja como consultório ou clínica.
● Consultório odontológico: o dentista abre um consultório quando quer apenas fazer atendimentos individuais em um espaço reduzido;
● Clínica odontológica: para dentistas que querem fazer operações e demais procedimentos cirúrgicos que requeiram equipamentos específicos e caros.
Inclusive, que a maioria dos dentistas não possui conhecimento em empreendedorismo, administração de empresas e muito menos contabilidade.
Confiando a administração de sua vida como pessoa jurídica ou autônomo às mãos de uma contabilidade experiente e especializada, o Dentista fica livre para cuidar dos seus pacientes com tempo e eficiência.
Isso porque o objetivo de uma contabilidade é facilitar a vida de seus clientes.
É importante saber que sonegação fiscal é crime. Deixar de pagar impostos ou pagar valores errados, pode dar prejuízos futuros ao empresário e todo o planejamento fracassar, ou seja, Dentistas, assim como todos os profissionais de saúde que trabalham por conta própria, devem emitir, obrigatoriamente, nota fiscal ou recibo com o valor do serviço. O comprovante é dado ao paciente no momento da prestação de serviço e deve conter o mesmo valor cobrado.
Ter uma contabilidade especializada trabalhando em seu favor, é umas das melhores experiências que você terá!
Uma contabilidade vai acompanhar também as questões tributárias, vendo a necessidade de fazer alguma alteração contratual, que viabilize a redução da tributação da empresa. Muito importante isso!